Estrutura teórica

Estrutura física

PROPOSTA PEDAGÓGICA

No Ensino Fundamental, o trabalho está voltado para o
desenvolvimento de habilidades individuais e sociais,
estimulando o senso crítico e atitudes de independência,
responsabilidade e autonomia, tanto no âmbito moral quanto
intelectual.

O Ensino Médio visa a oferecer uma formação adequada para a
continuidade dos estudos no Ensino Superior. O sucesso no
ENEM e nos outros processos seletivos é uma consequência
de três anos de estudos bem trabalhados. Simulados
preparatórios ao longo do Ensino Médio e o material próprio no 3º ano possibilitam ao aluno rever o conteúdo estudado e
vivenciar a experiência de um processo seletivo, sempre tendo
como base os modelos de provas e exercícios no estilo do ENEM.

PROPOSTA METODOLÓGICA

Os educadores utilizam diversos recursos e metodologias para
que o ensino e a aprendizagem sejam mais eficientes e a
informação seja cada vez mais absorvida pelos alunos. Para
garantir o desenvolvimento das diversas habilidades e
competências, os recursos também são múltiplos e de livre escolha dos professores: livros didáticos, pesquisas orientadas (pela internet ou na biblioteca), leituras específicas, filmes, livros paradidáticos, jornais e noticiários, dentre outros, são meios adotados para ampliar a arte de ensinar e aprender.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLÓGICA

Serviço de Orientação Educacional e Psicológica existem para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem, através de ações preventivas de identificação e encaminhamento para a resolução de problemas que possam interferir no êxito das práticas educativas propostas, favorecendo o desempenho dos alunos.

AULAS DE REFORÇO E PLANTÕES DE DÚVIDAS

Para os alunos que sintam qualquer dificuldade no processo de aprendizagem, o Colégio Progressivo disponibiliza Aulas de Reforço e Plantões para esclarecimentos de dúvidas, com reforço dos conteúdos buscando a recuperação de baixos rendimentos.

OFICINA DE REDAÇÃO

A Oficina de Redação é um serviço gratuito, que busca desenvolver a capacidade de escrita dos alunos através de conhecimentos técnicos, que podem fazer a diferença na
elaboração de uma boa redação nos vestibulares.

BIBLIOTECA

A nova Biblioteca, com cerca de 80 m², é mais moderna, espaçosa, confortável e possui cabines para estudos individuais, que proporcionam um ambiente de concentração e privacidade aos estudantes.

AUDITÓRIO

A Auditório é confortável e conta com uma completa estrutura multimídia com computador, projetor, telão, mesa de som, microfones, ar condicionados e cortina eletrônica, comportando até 120 pessoas sentadas.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O novo Laboratório de Informática tem 25 computadores conectados com internet banda larga e instalados com os softwares necessários às disciplinas. Fora dos horários letivos, os computadores podem ser usados pelos alunos para trabalhos e pesquisas.

LABORATÓRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O Laboratório de Línguas corresponde a uma sala climatizada e muito bem equipada com mesas especiais, cadeiras almofadadas, Kit multimídia com TV 60″, notebook e sistema de som, com o objetivo de tornar as aulas de Inglês e Espanhol ainda mais dinâmicas e o processo de aprendizado mais eficiente.

CENTRO ESPORTIVO

O Centro Esportivo e Cultural do Colégio Progressivo conta com uma área total de 1.500 m² e é utilizado para a realização das atividades culturais e esportivas, com espaços específicos tais como Sala de Dança; Sala de Teatro; Ambiente de Recepção e Quadra Poliesportiva. Todos os ambientes são devidamente equipados e climatizados.

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA

O Colégio Progressivo dispõe de câmeras de vigilância para controle de circulação nas entradas, nos pátios e nos corredores e também um sistema de arquivo de imagens na Sala de Monitoramento, ferramenta importante na investigação de possíveis incidentes.